segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Comece o ano Sem dívidas e faça os Sonhos saírem do papel em 2013


Especialista ensina como aproveitar a renda extra do final do ano e se programar financeiramente para realizar projetos a partir de janeiro

Todo final de ano é a mesma coisa: você faz uma lista de sonhos que quer realizar no ano seguinte, mas passam as festas, os meses chegam ao fim e você percebe que, mais uma vez, os planos não saíram do papel.

Para que em 2013 o final de história seja diferente, o especialista em educação financeira Janser Rojo, da QI Financeiro Consultoria, dá diversas dicas e ensina que, com planejamento, é possível quitar dívidas e, finalmente, fazer aqueles projetos antigos acontecerem.

Saia do Vermelho
Para quem tem dívidas e o nome inscrito em órgão de proteção ao crédito, a primeira coisa a fazer é quitá-las. "Aproveite o 13º salário, participação nos lucros e outras bonificações para organizar seus débitos. Veja aqueles que têm os maiores juros e que estão em atraso, gerando juros extras, como cheque especial ou cartão de crédito cuja fatura vem sendo paga pelo valor mínimo. Acabe com estas dívidas assim que possível e fique somente com aquelas que têm parcelas fixas e sem nenhum saldo atrasado. Para estas, faça um planejamento doméstico onde elas caibam com folga", ensina Rojo.

Mude seus Hábitos
Caso você nunca consiga realizar os sonhos que planeja por falta de dinheiro, é possível que você tenha maus hábitos financeiros. Então, é hora de mudá-los. "Poucas pessoas sabem exatamente como gastam seu dinheiro e por isso acabam perdendo grandes quantias. É preciso anotar tudo o que se gasta para saber para onde os recursos financeiros estão indo. Só assim é possível cortar gastos desnecessários e poupar", alerta Rojo.

Ainda segundo o especialista em finanças pessoais, é preciso saber usar o cartão de crédito e cheque especial: pague as faturas no valor total que assim estará usufruindo de todas as vantagens do cartão, como milhas e adiamento para o pagamento. Se não for conseguir pagar o valor total, escolha opções mais baratas de endividamento, como crédito pessoal. Cheque especial não é dinheiro na sua conta, é dinheiro do banco e ele cobra caro por isso. Utilize com moderação, poucas vezes durante o mês e para baixos valores.

Faça uma Lista e abra uma conta de Sonhos
Para não perder o foco com o passar do tempo, Rojo sugere fazer uma lista de projetos. "Saiba exatamente para onde quer direcionar seus esforços e o que lhe deixará realmente satisfeito. Tendo essa lista bem definida e acessível, com certeza você deixará de gastar com outras tentações que aparecerem no caminho", esclarece.

O especialista sugere que uma conta separada seja criada, a "conta do sonho". "Esta é uma aplicação especial onde todo mês você vai depositar uma parcela do seu dinheiro antes de pagar qualquer conta.

Pode começar com pouco e depois ir aumentando, se conseguir. Se o sonho é uma viagem para a França, por exemplo, que custa R$ 10 mil e você já tem na conta R$ 2 mil, significa que seu sonho está 20% alcançado, o que é diferente de ter um sonho que nunca sai do papel. Além do mais, isso gera motivação para continuar atrás dos 80% faltante, e evita gastos com outras coisas que são menos importantes para você", finaliza.

Por Redação, www.administradores.com