terça-feira, 10 de julho de 2012

Vale é 11ª e Petrobrás é a 15ª colocada em lista das mais lucrativas no mundo


Empresas brasileiras (uma estatal e outra ex) deixaram antigas e novas "queridinhas" do mercado (como AIG, JP Morgan, Wal-Mart, GE, Intel, Google, Nestlé, Roche, GM, Novartis e Johnson&Johnson) para trás em lista anual da CNN/Fortune
Se a grande notícia é de que uma empresa estatal russa (Gazprom) é hoje a mais lucrativa do mundo, não fica atrás destacar a boa posição das nativas Petrobrás e Cia. Vale do Rio Doce figurando em 15ª e 11ª posições (respectivamente) na lista das empresas mais lucrativas do mundo divulgada pela CNN/Fortune, hoje.
A notícia sai dias após a divulgação de que o Banco do Brasil foi considerado por instituições internacionais a empresa bancária mais sólida do mundo - e ambas reforçam uma percepção de eficácia e sucesso na gestão de grandes negócios corporativos pelo Estado - ao contrário do que "grita" o mercado, sistematicamente.
Outra prova contundente desse melhor desempenho das estatais sobre as cias. privadas é constatado numa segunda lista da CNN/Fortune, enfocando somente as empresas nacionais mais bem posicionadas no ranking geral mundial.
Nela, o BB (88º colocado) está quase 50 posições à frente do Bradesco (136º) e mais de 200 distante do Itaú (311º) - os três, vale lembrar, disputam o mesmo segmento de negócios no Brasil.
Da mesma forma, na lista geral das maiores empresas no mundo a gigante petrolífera brasileira evoluiu ao conquistar nesta edição de 2012 a 23ª colocação, pois subiu 11 posições desde o ano passado (em 2011 a Petrobrás ocupava a 34ª). A lista completa você pode conferir no link: