segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A ilusão do negócio fácil e altamente lucrativo

Os meios de comunicação não cansam de contar e exibir histórias de empresas que tiveram um crescimento meteórico – principalmente aquelas ligadas à tecnologia e internet –, mas esquecem de dizer que essas empresas são exceções à regra.

Se você analisar as empresas que conhece e que podem ser consideradas "bem-sucedidas" verá que na maioria dos casos não existe nenhuma fórmula mágica para que isso aconteça. Existe sim, é muito trabalho e uma grande regularidade na aplicação dos recursos gerados.

Assim como o segredo dos grandes investidores é a aplicação constante e regular no longo prazo, reinvestindo os rendimentos obtidos, criando assim um efeito multiplicador extraordinário, da mesma forma uma empresa deve reinvestir parte dos lucros na ampliação do seu negócio.

No entanto, muitos ainda são iludidos pela aparente facilidade que alguns empresários tiveram em transformar seus negócios em empresas de sucesso, mas a realidade nos mostra que a maioria das empresas sólidas foi construída na base de muito suor e dedicação, levando, às vezes, mais que uma geração para chegar ao patamar atual.

Por conta desse tipo de distorção, tenho percebido, principalmente por parte dos jovens empreendedores, muita ansiedade em ver sua empresa crescer e ao mesmo tempo querendo usufruir o "merecido" retorno financeiro pelo "esforço" empregado até o momento.

É claro que não podemos confundir as coisas. Se sua empresa não está alcançando os objetivos e resultados traçados, às vezes, é necessária uma correção de rota. Mas, partindo do princípio de que ela é lucrativa, o crescimento será sempre proporcional à sua capacidade de geração de recursos, exceto, é claro, que aconteça algo extraordinário e inesperado no mercado que atua.

Uma maneira de você criar essa regularidade é estar focado nos objetivos do negócio. Pois quando você sabe aonde quer chegar, não é qualquer turbulência ou "nova oportunidade" que lhe desviará do caminho.

Digo nova oportunidade, pois, às vezes, surgem negócios "imperdíveis" que podem nos tirar a atenção, para logo em seguida se mostrarem inviáveis, mas já tomaram tempo e recursos suficientes para atrapalhar o nosso objetivo principal.

Enfim, regularidade requer disciplina e foco nos objetivos, mas não pode ser sinônimo de teimosia e estagnação. Ou seja, a empresa não pode estar engessada ao ponto de comprometer sua continuidade, por insistência num modelo de negócio inviável. Portanto, se em algum momento você precisar tomar uma decisão que mude totalmente os rumos do negócio, faça isso embasado em informações confiáveis, e, continue firme na construção de uma empresa de sucesso.

Fonte: Por Isaac Rincaweski http://www.administradores.com.br