domingo, 28 de agosto de 2011

Salários dos políticos - Hitler trabalhava de graça


A leitura de “Hitler,” a colossal biografia de Ian Kershaw, contém ensinamentos importantes para os observadores da vida pública de qualquer país.

Ajuda a ter uma idéia do valor relativo de verdades que parecem definitivas e essenciais.Uma delas diz respeito aos salários de quem está na vida pública.

Desde que se tornou chanceler da Alemanha, em 1933, Adolf Hitler sempre viveu de suas rendas pessoas, obtidas com a venda de livros, donativos de empresários e verbas do Partido Nazista. Jamais cobrou um centavo do contribuinte. Ninguém vai achar que isso fazia de Hitler um político melhor, evidentemente.

Sempre de olho em lances de publicidade positiva como instrumento de governo, Hitler sabia que essa postura só iria ajudar a criar uma imagem simpática junto aos eleitores.

Impossível deixar de pensar nisso diante do debate sobre os salários e mordomias de nossos políticos e da alta burocracia do serviço público.

É certo que muitos recebem salários vergonhosos num país com a renda tão mal distribuída. É inaceitável que funcionários recebam salários mais altos do que a Constituição permite. Até hoje não entendo como algumas pessoas conseguem fazer isso. Ninguém tem medo de assinar um contracheque desses?

Convém fazer algumas ponderações, contudo.

Num país com imensas desigualdades, ocorrem dois fenômenos paralelos e inevitáveis, tanto no Estado como na iniciativa privada. Os salários baixos são muito baixos. Já os salários altos são, relativamente, muito altos. Falta classe média, como se sabe.

Outra verdade é que nos cargos mais altos, a iniciativa privada costuma superar, de longe, os salários pagos pelo Estado. Vem daí a dificuldade histórica para se contratar funcionários para os escalões superiores do governo.

A postura de quem acredita que dirigentes da administração pública devem necessariamente receber um salário mais baixo do que se paga no mercado reflete uma visão deformada do serviço público.

Este raciocínio nos leva a duas hipóteses. Ou a iniciativa privada comete desperdício com o pagamento de seus empregados, o que parece improvável como norma, ou o Estado estará sempre condenado a oferecer serviços de pior qualidade.

O debate sobre vencimentos no serviço público é necessário e precisa ser feito com realismo. Mas o risco de se enganar com simplificações é sempre grande, como demonstra o exemplo de Adolf Hitler.

Texto original de PAULO MOREIRA LEITE
Fonte:epocaglobo.com