sábado, 14 de maio de 2011

OTAN segue cometendo crimes na Líbia

A OTAN continua tentando eliminar Kadafi em mais um ataque que contraria a resolução 1973 da ONU. Onde assistimos claramente o desrespeito total a tudo que seria uma missão humanitária e de estabilização.

Na madrugada da última terça-feira (10) a OTAN realizou um pesado bombardeio em uma região residencial de Trípoli, vergonhosamente e acrescento “descaradamente” alegando estar atacando alvos militares. O que bem sabemos é que o alvo deles não vem a ser apenas as estruturas militares do governo líbio, mas a eliminação da figura de Kadafi, pois enquanto ele estiver vivo e governando a Líbia as forças rebeldes não terão qualquer chance de derrotar o governo e suas tropas, somando é claro o fato de Kadafi possuir o apoio de grande parte da população líbia contrariando o que é divulgado pela OTAN em apoio aos rebeldes.

Reproduzo aqui as palavras de um general da OTAN sobre os ataques:

O general de brigada Cláudio Gabellini disse que o ditador líbio não é um alvo, e que os ataques da organização visam apenas estruturas de comando das Forças Armadas líbias, e não indivíduos.

"Todos os alvos da OTAN são militares, o que significa que todos os locais que estamos atacando, como na noite anterior (de segunda-feira) em Trípoli, são centros de comando e bunkers", disse.

A mesma explicação foi dada pela OTAN no dia 31 de abril, quando outro ataque a uma área residencial do regime matou Saif al Arab, 29, um dos seis filhos do ditador e três de seus netos, segundo fontes do regime líbio.

Na ocasião, o próprio Kadafi estava no edifício, mas teria conseguido escapar sem ferimentos, segundo o governo.

Ao ser questionado se o ditador continua vivo, Gabellini disse que a OTAN não tem nenhuma prova. "Não estamos interessados no que ele está fazendo. Nosso mandato é proteger os civis dos ataques", disse.
Com base no que foi exposto a cima, eu me pergunto: Como proteger civis lançando bombas em áreas residenciais? A quem estão protegendo, o povo líbio ou os grupos rebeldes que são uma minoria insurgente?

O papel da OTAN é totalmente controverso, a começar pelo fato de ter perdido seu caráter primordial, sendo uma organização que não possui mais a necessidade de existir uma vez que a “ameaça vermelha” não existe há pelo menos duas décadas. Hoje vejo a OTAN como sendo apenas uma força de defesa dos interesses econômicos e políticos de seus membros, sem possuir qualquer visão humanitária ou de salvaguarda dos direitos humanos ou da paz mundial, pelo contrário, vejo como uma grande ameaça o novo caráter adotado por esta instituição supranacional.

A guerra na Líbia seguira indefinida até que haja ou a morte de Kadafi, o que seria um crime, aliás mais um de muitos cometidos naquele país pelas forças internacionais, ou até que a OTAN resolva se retirar e deixar que o povo líbio decida sozinho seu futuro, apenas fornecendo realmente ajuda humanitária e não bombas e armas aos rebeldes como tem sido feito.

Angelo D. Nicolaci
Editor

Fonte: GeoPolítica Brasil