sábado, 5 de março de 2011

PIB 2010 - o desempenho só foi inferior a China e Índia


Depois de 30 anos, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro voltou a figurar entre os maiores do mundo. Numa lista de 16 países, o avanço de 7,5%, observado no ano passado, só foi inferior ao alcançado por chineses e indianos - 10,3% e 8,6%, respectivamente.

O desempenho da economia brasileira em 2010 difere muito dos números registrados pelos países desenvolvidos, cujos resultados econômicos no período foram cerca da metade do avanço obtido pelo Brasil.

Enquanto a maior economia do mundo, os Estados Unidos, registrou avanço de apenas 2,9% no ano passado, os países da União Europeia tiveram um desempenho ainda pior: a alta do PIB da região foi de 1,7% em 2010. Se a Alemanha, a maior economia do continente europeu, cresceu 3,6%, a Grécia registrou forte depressão no período (-4,5%) e na Itália e Espanha, os resultados atingidos foram próximos de zero.
Entre as economias dos Bric - grupo formado pelos quatro principais países emergentes, Brasil, Rússia, Índia e China -, o resultado russo foi o mais fraco em 2010: alta de 3,8%, metade do resultado brasileiro.

Fonte: jornal Valor Econômico de 04 de março 2010