terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Exemplo para o desenvolvimento da agricultura familiar



O município de Ibicaraí, no sul da Bahia, inaugurou no dia 18 de dezembro de 2010, a 1ª fábrica de chocolate da agricultura familiar do Brasil que funcionará em regime de cooperativa beneficiando 300 famílias de pequenos produtores de cacau da sede e cidades do entorno, como Coaraci, Buerarema, Itajuípe, Uruçuca e Floresta Azul.

Com investimento inicial de R$ 1,5 milhão do governo da Bahia, através da Secretaria do Desenvolvimento e Integração Regional e Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (Car), "o projeto foi idealizado para produzir até 450 toneladas/ano de massa ou líquor de cacau - matéria prima para o chocolate - com retorno anual esperado de R$ 18 milhões quando a fábrica estiver operando em sua plena capacidade", explica Rogério Augusto Silva, assessor especial da secretaria.

A agroindústria vai agregar valor à produção da amêndoa de cacau, aumentando em 50 por cento o retorno em relação à venda do produto in natura. "Trata-se de um marco para a economia da região cacaueira: o agricultor deixará de ser só produtor de amêndoas e passará, também, a dono do chocolate", completa o assessor.

Com área de 200 m2, a fábrica terá 20 funcionários nos setores administrativo, de produção e segurança, e vai prensar, inicialmente, a cada dia, 600 kg de massa de chocolate, o que equivale ao processamento anual de 15 mil arrobas de cacau do tipo premium, o de melhor qualidade.

Entre os primeiros compradores da produção estão a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e as prefeituras do interior para uso do chocolate na merenda escolar. O papel do Sebrae nesse projeto, segundo o técnico Eduardo Andrade, é prestar consultoria e instrutoria em gestão para qualificação do quadro que vai conduzir a fábrica. No dia 16, a unidade fez uma pré-operação, com a primeira prensagem de amêndoas para teste dos equipamentos. A estimativa do governo do estado é de que ainda em 2011, quatro novas unidades sejam instaladas na Bahia.

FONTE: Agência Sebrae de Notícias da Bahia