quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Internet Explorer agora tem menos da metade do mercado

A história da internet pode não ser mais a mesma após a divulgação de um relatório da empresa de estatísticas StatCounter ontem. Em marco inédito, o Internet Explorer, navegador da Microsoft, registrou menos de 50% de participação no mercado mundial em setembro.

Segundo as contagens do relatório, a participação do Internet Explorer caiu para 49,87% em setembro. O browser é seguido pelo Firefox, com 31,5% de participação de mercado.

Para efeito de comparação, o IE detinha 58,37% do mercado no mesmo período, uma diferença de 8,5 pontos percentuais em relação a setembro de 2010.

O navegador que prossegue em crescimento é o Chrome, do Google: se ele tinha 3,69% do mercado em setembro de 2009, o percentual de setembro de 2010 chega a 11,54% -ou um crescimento de 221%.

"É certamente um marco na guerra dos navegadores da internet", disse o executivo-chefe da StatCounter, Aodhan Cullen. "Há apenas dois anos, o Internet Explorer dominava o mercado mundial, com 67%."

O acordo de competitividade feito entre a Microsoft e a União Europeia -a fim de que a empresa oferecesse escolha aos usuários europeus sobre os navegadores além do IE- foi diretamente proporcional à queda global do browser, afirmou ele.

As contagens da companhia se baseiam em uma amostra que excede 15 bilhões de visitas a páginas por mês, coletadas a partir de mais de 3 milhões de sites.

Fonte: Folha de S.Paulo, blog http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o-fim-da-era-do-internet-explorer#more