terça-feira, 19 de outubro de 2010

Ex-Ministro da Saúde Adib Jatene fala sobre o SUS e CPFM

O problema abordado pelo ex-ministro Jatene na sua entrevista foi basicamente o financiamento, o maior problema do SUS. O que muita gente não fala por medo, que o PSDB e o DEM junto com setores do PMDB derrubaram a CPMF e tiram da saúde R$ 40 bilhões ano, simplesmente pra inviabilizar um governo.

Um dos argumentos dos empresários era que a CPMF onerava a cadeia produtiva em 4%. Pois bem a CPMF foi derruba, os preços não caíram e com isso aumentou a margem de lucro dos empresários e consequentemente a concentração de riquezas e prejudicaram sim o SUS e por isso a EC29 ainda não foi regulamentada pela falta de recursos.

É impressionante a cara de saia justa dos jornalistas quando ele reclama dos empresários que retiram recursos da CPFM da saúde. Tratam logo de mudar de assunto.

Existe uma grande confusão com relação à remuneração dos médicos no SUS, quem recebe esses valores são as unidades de saúde e não os profissionais. Existe uma remuneração que fixada por plantões e salários, a exemplo dos PSF que remuneram esses profissionais em até R$ 20.000,00 mês a depender da região do país.

O Estado da Bahia recentemente aprovou um PCCV e está tentando vencer um processo de precarização dos vínculos de trabalho de todos os profissionais de saúde, pois saúde não é feito só com médicos.

O por isso precisamos romper com esse modelo que remunera o profissional por produção, precisamos estabelecer um processo de metas, com humanização, com integralidade da assistência, buscando sempre a redução e o não agravamento das doenças, fortalecendo as estratégias do saúde da família, bem como uma rede pública de saúde que efetivamente funcione e que a iniciativa privada atue de forma complementar como determina a constituição e não como defendem os neoliberais.

Precisamos debater a Lei de responsabilidade Fiscal que de certa forma vem dificultando principalmente os municípios de implantarem novos serviços justamente por conta dos gastos com pessoal, isso tudo terá como consequência a privatização de várias atividades do sistema de saúde como já vem acontecendo em algumas áreas de média e alta complexidade onde os recursos são maiores e a remuneração compensa a exploração pela iniciativa privada como, por exemplo, as clínicas de hemodiálises.

O assunto é muito longo e um tanto complexo, mas a verdade é que o SUS tem avançado e a única política pública de estado que temos. O SUS é uma conquista do povo brasileiro e não podemos deixar que a ganância de poucos o destrua!

Texto Por Ivonildo Dourado extraído do site:
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/adib-jatene-no-canal-livre#more