domingo, 27 de junho de 2010

Serra “mente” quando diz que aprimorou a cobrança de “Pedágios em SP”

O candidato Serra do PSDB defende a queda da carga tributária, mas quando vimos à política do PSDB para os pedágios em SP, ela mostra claramente pelo aumento da carga tributária.

Quando o candidato do PSDB diz que “aprimorou” os pedágios, os pontos que levanta são a obrigatoriedade das concessionárias investirem nas próprias estradas e de pagarem pelas concessões para investimentos em estradas vicinais.

Trata-se de uma forma óbvia de aumento brutal disfarçado de tributos. Os bilhões que as concessionárias pagaram ao Estado foram incluídos no preço dos pedágios, é óbvio.

Os recursos para estradas, antes, saíam, do IPVA e do orçamento estadual. Agora, além de pagar o ICMS e o IPVA, o contribuinte paulista paga adicionalmente os pedágios. E essa conta salgada não entra no cálculo da carga tributária paulista.

Na resposta do candidato Serra do PSDB é como se o dinheiro tivesse saído do lucro das empresas.

E não se trata de nenhum aprimoramento: esse modelo de concessão (a chamada concessão onerosa) sempre foi empregado nas concessões paulistas, desde os tempos de Mário Covas. Mantém tudo como está e diz que "aprimorou" a mudança. Se aprimorou alguma coisa, foi a cobrança.

Fonte blog: amigosdopresidentelula.blogspot.com