quarta-feira, 7 de abril de 2010

A arte de ajudar e ensinar

Uma amiga pediu ajuda e eu nem parei para pensar, fui logo enviando os textos que ela precisava e pronto, enchi sua caixa postal e ela nem reclamou. Agradeceu pela ajuda, mas será que eu a ajudei?

Eu não resolvi o seu problema, mas dei uma vara para ela ir pescar, sem ensinar a arte da pesca. Muitas vezes achamos que ajudamos muitas pessoas quando estamos atrapalhando. Sim, atrapalhando porque ajudar significa ensinar para resolver e resolver é coisa para gestão administrativa e ai complica.

A arte de ajudar e ensinar consiste em conseguir transmitir a outros o que se sabe, dando condições para que esses possam com o conhecimento resolver suas situações ou gerenciar melhor sua vida e atividade profissional. É o ensino na íntegra, na essência. Ajudar e ensinar e dar a mão para que uma pessoa possa atravessar a rua com suas próprias pernas; não carregá-la levando de um lado a outro.

Guardei as informações e as repassei a essa amiga, mas não a ajudei porque não pude transmitir o que sei, o que percebo, o que sinto sobre os temas solicitados. Não ajudei porque não pude ensinar.

A arte, de ajudar e ensinar é fazer outros chegarem onde muitos já estão. Esse lugar chama-se sucesso, que sucesso não é medido pela ajuda recebida, mas pela transformação que sabemos dar a ela.

É confuso, porém agora eu entendo o que é ajudar e ensinar. Repito, não é dar a vara para pescar, mas sim ensinar a usá-la, para que ao conhecer os segmentos e os alvos (rios e peixes), mais pessoas possam crescer e ter sucesso.

Texto baseado “A arte de ensinar e ajudar” de Oscar Schild revista Gestão Escolar