domingo, 4 de abril de 2010

Administração Escolar

O cenário atual exige algumas mudanças na Administração Escolar. Certas verdades devem ser postas de lado.

1- Fique atento ao improvável
Pequenas empresas que fizeram fortunas nos bons tempos da Internet engoliram gigantes com centenas de anos de tradição. Da mesma maneira, surgem a toda hora novas tecnologias que podem mudar a educação como você a conhece.

2- Mude sempre
Torne a sua escola obsoleta antes que seus concorrentes o façam. Questione sempre o que você faz, como você faz. Flexibilidade permanente, mudança continua e adequações farão parte do dicionário da empresa bem sucedida nestes próximos anos.

3- Novo emprego
A carteira assinada com estabilidade e cargo fixo está desaparecendo no mundo todo. Cada vez mais, as funções são moldadas de acordo com a pessoa que a ocupa, e não o contrário. De a seu pessoal oportunidade de crescer profissionalmente.

4- Coloque na máquina
Softwares auxiliarão nas tarefas mais rotineiras e burocráticas da empresa. Isso pode não ser novidade para você, mas daqui para frente será a regra. Isso significa que você terá de ter alguém cuidando dessas máquinas que costumam cometer erros terríveis quando menos se espera. Crie uma equipe de informática/Internet o quanto antes. E adapte a rotina de todos para melhor aproveitar tudo o que a tecnologia oferece. Quanto mais pessoas estiverem aptas a utilizar novas máquinas, menor a burocracia em sua escola. Porém aumenta a possibilidade de circularem mais e-mails com piadas e correntes, mas isso são os efeitos colaterais, lute contra esse lixo virtual.

5- Cuide do cliente
Há cada vez mais concorrência. O que sua escola oferece de diferente, que pode beneficiar os alunos e encantar os pais? Não é necessário montar uma sala de realidade virtual, construir piscinas olímpicas e laboratórios de química e física mais completos que os da Unicamp. Um bom serviço de informação pais-escola, disciplinas/matérias/conteúdos voltadas a prática que valorizem a comunidade, horários flexíveis... Há centenas de coisas que você pode fazer e que encantam o cliente.

6- Ame o que faz
Amar o que se faz, com comprometimento e entusiasmo (essa palavra grega quer dizer Deus dentro de nós), será a única maneira de se lecionar e administrar com a qualidade e excelência indispensáveis as exigências que o mercado vai impor de forma cada vez mais consistente.

7- Responsabilidade
Você não pode dizer que sua escola é um sucesso se a comunidade em volta está sofrendo com diversos problemas. Todas as organizações têm responsabilidades perante aqueles que o cercam. Não é apenas ter lucro ao final do mês. O seu papel maior é o de agregar valor ao Universo e a Humanidade.

8-Tente
A maioria das mudanças é morta antes de nascer com frases do tipo: “ah, mas ninguém vai fazer isso” ou” isso é impossível”. Se tiver confiança na sua idéia, consiga o apoio de algumas pessoas e implante-a. Lembre-se de que o pior que pode acontecer é você descobrir uma nova maneira de não fazer aquele serviço. Continue tentando sempre.

9- Vá onde o povo está
A Internet pode colocar sua escola literalmente dentro da casa de seu aluno. Use e abuse das facilidades e das comodidades para os estudantes e pais. Quanto mais facilmente eles chegarem até você, melhor.

10- Atenha-se ao valor
Cada professor/funcionário terá sua importância dentro de uma instituição de ensino. Dedique a sua equipe todo o cuidado do mundo. Trate-a com dignidade, respeito e ela repassará esse sentimento para os alunos.

Texto de Brasilio Neto (jornal virtual – Gestão Escolar), com algumas adaptações.